AVISOS

Julho
15/07/2008 - Início Recesso Escolar
29,30/07/2008 - Replanejamento
31/07/2008 - Volta às aulas


Os resultados finais do EJA - EM - 1º semestre de 2008, já estão publicados. Os alunos deverão acessar o site abaixo.Tenha em mãos seu RA e data de nascimento.
Quando estiver preenchendo o RA, no último quadrado não esquecer de colocar sp

Ex: RA: 10862460 - 6 - sp

http://gdaenet.edunet.sp.gov.br:8080/gdae/pages/boletim/JINT/inEscolasDoAlunoWeb.jsp


Queridos alunos e professores:

Descansem bastante, porque o segundo semestre de 2008 promete!!!



ROBERTA DA SILVA BONANI
DIRETOR DE ESCOLA

Escolas Estaduais: E.E.M.A.B.A, CÁSPER LÍBERO E MORAES SALLES, nas Comemorações de 9 de Julho



No dia 9 de Julho de 2008 às 10h, a Direção,Coordeandores, Professores, Alunos, e pais das Escolas Estaduais Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA), Cásper Líbero e Maria José Moraes Salles participaram da comemoração do Aniversário da Revolução Constitucionalista de 32.
Os 76 anos da Revolução foram comemorados em Bragança Paulista, na manhã desta quarta feira,9, com solenidade em Praça Pública. após a execução do Hino Nacional, houve a entrega dos certificados aos familiares dos ex -combatentes, e ainda uma homenagem especial ao único ex-combatente vivo, Bruno Florenzano. na Praça 9 de Julho na cidade de Bragança Paulista








Profª Beth ( EEMABA) e Prof Aristeu ( Diretor da EE Cásper Líbero)




Nara ( Diretoria Regional de Ensino)


Cel Almir Albuquerque e o Exmo Sr Prefeito


Profª Salete e Profª Assunta


Profª Maria José ( MORAES SALLES) e Coordenadoras Selma e Patrícia ( EEMABA)




Profª Nilva ( Vice-diretora EEMABA e Lorena)


Filho da nossa Coordenadora Selma





São uns "danados na escola", mas nessas horas...ai que orgulho!!!!Lindos!!!




Escoteiros presentes na Comemoração.


Sr Antunes e família presentes no evento.


Um pouco de História:


Titulo: 9 de julho - Aniversário da Revolução Constitucionalista de 32

Nove de julho é o dia em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932. O movimento está entre os maiores conflitos civis da história do Brasil e um dos mais importantes acontecimentos políticos do país.

Ocorrido em São Paulo, o movimento tentou impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930. Os revolucionários exigiam uma nova Constituição e eleições presidenciais. Foram três meses de conflito.

No início de 1932, Getúlio tentou conter a pressão popular organizando uma comissão encarregada de elaborar um novo Código Eleitoral. Em fevereiro de 1932, o código foi publicado e o civil Pedro de Toledo foi nomeado interventor para o Estado de São Paulo. Em maio, Vargas marcou a data das eleições para dali a um ano.

As medidas não foram suficientes para conter a conspiração política. Sociedades civis tramavam secretamente para derrubar o governo. Finalmente, em 9 de julho, o movimento ganhou as ruas da capital e do interior de São Paulo.

A revolução recebeu apoio de vários setores da sociedade paulista. Estudantes, intelectuais, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático pegaram em armas durante os três meses de luta.

O conflito armado ficou restrito ao Estado de São Paulo. Os governos do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a princípio simpáticos à constitucionalização, não quiseram enfrentar a força militar do governo federal. Sozinhos, os paulistas não conseguiram manter a revolução e assinaram rendição em outubro de 1932.

A revolta civil despertou o governo para a necessidade de acabar com o perfil revolucionário do regime. Isso acabou acontecendo em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934.

Fontes: Revista Problemas Brasileiros, FGV (Fundação Getúlio Vargas)

INOVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nossa Professora JULIANA de Educação Física, tem cumprido à risca a Proposta Curricular da Secretaria de Estado da Educação.

Confira as fotos!!!







PROJETO CONHEÇA SUA CIDADE

Nos dias 30/07 e 01/08 os alunos da 5ª série da EE Minsitro Alcindo Bueno de Assis, sob a orientação das Professoras Renata Poletti, Elisângela Martins do Santos e Rosângela Lopes, visitaram o Museu Municipal Oaswaldo Russomano. A atividade visa implementar a Proposta Curricular da Secretaria de Estado da Educação.
Os alunos encantaram-se com o acervo do museu

"PROJETO CONHEÇA SUA CIDADE"

Disciplinas envolvidas: História, Português e Arte

Professores idealizadores: Profas. Renata de Cássia Poleti Teles, Elisângela Santos e Rosângela Lopes

O projeto procura atender aquilo que merece ser conservado na lembrança, que tem notoriedade. Pretende, através de estratégias específicas sensibilizar e acrescentar o valor da memória coletiva regional na formação cultural, artística e literária do educando. Vislumbra apontar para dois caminhos: o primeiro deles busca o conhecimento, a compreensão e a produção da cultura bragantina em suas diversas esferas – musical, artística, política e histórica –, destacando aqueles que se apresentaram como peças-chave para a constituição da cena cultural; o segundo é o resgate da memória dessas figuras, que nos auxiliam a problematizar nossa história e nosso presente, construindo dessa maneira uma leitura de mundo mais crítica e consciente. Com a ajuda delas, atingimos um ponto no qual a trilha para o entendimento da própria cultura, e assim do indivíduo, se torna mais consistente. Como parte do projeto , foi realizada nos dias 01, 02 e 03/07 do corrente ano, visita ao Museu Municipal “Oswaldo Russumano”, onde os alunos acompanhados pelas professoras idealizadoras do Projeto, ouviram extasiados as informações da Profa. Alzira Mendonça da Silva sobre o rico acervo disponível. Foram tardes recheadas de cultura e história...e premiadas pelos rostinhos felizes dos nossos alunos!!!!!!!!!


Obs: Agradecimentos aos funcionários do Museu Municipal “Oswaldo Russomano” pela gentileza com que nos trataram. Em especial à Historiadora Alzira Mendonça da Silva pela delicadeza e competência no acompanhamento da visita.





EXPEDIÇÃO CULTURAL

No último dia 02 de Junho, os alunos da EEMABA juntamente com as professoras SANDRA DE OLIVEIRA ( Matemática) e ROSELI FRANCO ( Português) , visitaram o Museu da Língua Portuguesa e a Assembléia Legislativa em São Paulo.
Confira as fotos!!!





















Nossos agradecimentos ao vereador SIDNEY GUEDES!!!