Realizando "Um dia na escola do meu filho" - 1ª edição - 2014

No dia 22 de fevereiro realizamos a 1ª edição do "Um dia na escola do meu filho".
Muitos pais estiveram presentes e puderam ouvir os anseios e preocupações da direção de nossa escola, além de conversarem com os professores e conhecerem melhor o trabalho realizado por eles.
O tema principal foi "O que você quer ser quando crescer", além do tema "Bullying", muito presente no dia a dia de todas as escolas.
Acompanhe o vídeo filmado e editado por nossos alunos, no link abaixo:

  

Pais presentes; mural de recados de pais para filhos, alunos declamando poesia e cantando; abertura do evento realizado pela Diretora Roberta; mural com desenhos dos alunos.
Professora Suzana fazendo o cálculo do IMC;
Professora Filomena com seus alunos do Centro de Estudo de Línguas

Desenhos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio e 8ª série do Ensino Fundamental com o tema:
"O que você quer ser quando crescer"

Desenhos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio e 8ª série do Ensino Fundamental com o tema:
"O que você quer ser quando crescer"

Desenhos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio e 8ª série do Ensino Fundamental com o tema:
"O que você quer ser quando crescer"

Poesia de Cordel e Painel realizados sob a orientação de nossos professores

Skate e Slackline

Trote e Vila do Amanhã na EEMABA

O tema 'Carnaval' ilustrou o trote dos alunos formandos e para comemorar essa data festiva da cultura popular brasileira contamos com a participação da bateria da Vila do Amanhã!

Vila do Amanhã na EEMABA

Agradecemos à Fran, responsável pelas crianças do projeto, e à todos que participaram!



Um breve histórico:


Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares.

Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

História e etimologia
Carnaval de Loulé, Portugal - Fevereiro de 2006.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval". Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas.

Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

De acordo com o modo contemporâneo o carnaval ainda é considerado uma forma de festa bastante tradicional, pois persistiu por vários anos com o mesmo aspecto. (http://culturapopular2.blogspot.com.br/2010/02/carnaval.html)

Um dia na escola do meu filho - 1ª edição - 2014



CONVOCAÇÃO
A EEMABA convoca os senhores responsáveis a participar do 1º “Um dia na escola do meu filho” 2014 no dia 22/02:
- Sarau literário “O que você quer ser quando crescer” (música, poesia e vídeo).
- Abertura da quadra para atividades monitoradas com skate.
- Entrega das medalhas dos Jogos Escolares.
- Reflexão sobre o tema “bullying”.
- Esclarecimentos sobre a formatura das 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio.
Todos os professores estarão presentes para esclarecer dúvidas e receber sugestões para o ano letivo de 2014.

Lembrando que, segundo o Art. 129, inciso V do Estatuto da Criança e do Adolescente, os responsáveis são obrigados a acompanhar a vida escolar de seus filhos.

14 DE FEVEREIRO - VALENTINE'S DAY

14

Valentine's Day
Ah, o amor! Aqui no Brasil comemoramos o Dia dos
Namorados no dia 12 de junho, mas no resto do mundo o
Dia Internacional do Amor
é comemorado em 14 de fevereiro.
Nos Estados Unidos, é o famoso Valetines Day, ou dia de São Valentim,
que é um santo
devotado ao amor. É a data comemorativa
que celebra a união amorosa entre casais, apesar de nos Estados Unidos
possuir um sentido mais amplo,  pode-se expressar um amor que não
seja romântico, como a amizade.
É comum neste dia, estabelecimentos disponibilizarem uma
grande quantidade de cartões para o Valentines Day,
onde os casais trocam declarações de amor acompanhadas
de presentes. Porém, em alguns países as comemorações são
 diferentes, como por exemplo, na Inglaterra, onde as crianças
cantam e ganham doces e balas de frutas de seus pais.
Curioso, não é mesmo?
O amor é um dos sentimentos mais belos que podemos ter.
Que tal aproveitar esta data para expressar esse sentimento? (http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/14-fevereiro-valentines-day.html)

Origem do Dia de São Valentim

Diz a lenda que, na Idade Média, existia um bispo chamado Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que naquela época, havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos, e até ele mesmo se casou secretamente, mesmo com as proibições. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. (http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-valentim/)



Dia da amizade

14 de fevereiro - Dia da Amizade
Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.
Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra.
À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via Internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.
Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito. Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo. (http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diaamizade4.html)

As professoras da Sala de Leitura prepararam este mural com a ajuda dos alunos para comemorar a data!





EVESP - Cursos on line para alunos das escolas estaduais

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) foi criada, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pelo Decreto n° 57.011, de 23 de maio de 2011, com a finalidade de oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimentos a necessidades de grupos específicos da população.

Sob supervisão pedagógica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), desenvolve programas e cursos de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e as deliberações do Conselho Estadual de Educação.

Acesse o site da EVESP e conheça todos os cursos on line oferecidos: Libras, Educação para o trânsito, Defesa Civil. Todos voltados para os alunos da Rede Pública Estadual.

Curso Espanhol Online

A Educação oferece, neste primeiro semestre, 12,5 mil vagas do curso de espanhol online para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março e as aulas terão início no dia 24 do mesmo mês.

Clique aqui e faça sua inscrição.

No total, o curso que será acessado na plataforma da Universia Brasil, é formado por 10 módulos. Cada módulo é disponibilizado quando o estudante atingir 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. A carga horária é de 60 horas e o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola, programa de inclusão da Secretaria.

CIEE - Estágios remunerados




Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira.

O maior objetivo do CIEE, com 50 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.



Acesse o site e faça seu cadastro!