Grêmio da EEMABA em matéria no Jornal Bragança - Grêmios Estudantis realizam oficina de prevenção DST/AIDS

Gr

SÁBADO,  08 JUN 2013
 Um projeto realizado pela Diretoria de Ensino e Secretaria de Saúde, batizado “Galera, se Liga!”, tem como objetivo principal a conscientização de alunos, pais, professores e coordenadores escolares sobre a questão das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS. 

O projeto começou a ser desenvolvido pelo Grêmio Estudantil da Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA) e hoje atinge aproximadamente outras oito escolas estaduais de Bragança Paulista.

Segundo Marceline de Lima, professora do Núcleo Pedagógico de Ciências da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista, desde 1996, tanto o governo estadual, quando federal, vêm propondo projetos de prevenção contra doenças sexuais, em parceria com a área da saúde. 


Alunos do grêmio estudantil do EEMABA falaram sobre a 
experiência de participarem das oficinas de prevenção


“Em Bragança Paulista, o Programa DST/AIDS se uniu conosco [Diretoria de Ensino] para formarmos uma rede. Com isso, montamos um projeto de ações preventivas nas escolas”, informou Marceline. 

Além de Marceline, Maria Tereza Barreze, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico, faz parte desse projeto, que conta com a participação efetiva do programa DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, coordenado por Tânia Maria Guelpa Clemente.

Segundo a coordenadora, em 2011, os primeiros passos foram dados com o EEMABA. “O Grêmio Estudantil daquela escola é muito atuante e com eles nasceu o projeto ‘Galera, se Liga! ’. Houve uma preparação formativa para os integrantes do grêmio e hoje oito escolas aderiram ao projeto”.

As escolas que desejaram a implantação do projeto são: Dom José Maurício da Rocha, Sílvio de Carvalho Pinto, Mathilde Teixeira de Moraes, Luiz Roberto P. Alegretti, Cásper Líbero, Paulo Silva, Ismael de Aguiar Leme e José Guilherme.

Após o período de preparação, uma oficina de sexualidade foi montada e, através da educação entre pares, isto é, jovem com jovem, o Grêmio do EEMABA realizou formações com outros grêmios estudantis. Após esse período, um encontro intitulado “Um dia na escola do meu filho” foi realizado nas escolas estaduais.

“Neste dia do evento, muitos pais compareceram e se emocionaram com a facilidade dos alunos em falar sobre esse tema, a sexualidade, que para muitos ainda é um tabu. Muitos agradeceram aos alunos que preparam as oficinas, pois viam ali a importância de se falar de sexo, DSTs, AIDS”, disse Marceline.

Os participantes do Grêmio do EEMABA disseram à redação do BJD que eles se sentem responsáveis muitas vezes por serem eles os portadores iniciais desse assunto na vida de muitos adolescentes, que encontram em casa resistência por parte dos pais. 

Segundo eles, colocar à disposição preservativos na escola foi um grande embate entre os próprios alunos, diretores e pais. “Muitos não concordavam, pois achavam que estávamos incentivando os adolescentes a fazer sexo, quando na realidade a prevenção é o mais importante”, disseram.

“Dessa forma a escola contribui com a sua função social” analisa Marceline.

Comentários