Alunos da rede estadual terão vagas para pesquisa na USP

Parceria entre Secretaria de Estado da Educação e
universidade irá integrar estudantes à rotina da universidade




A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) fecharam parceria que oferecerá bolsas de estudos de pesquisa científica para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Os alunos farão parte do projeto "Pré-Iniciação Científica" e realizarão pesquisas dentro de institutos da USP nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

O objetivo da Secretaria é que os alunos iniciem convívio com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisas científicas, ganhando, assim, oportunidades de formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao preparo para a vida profissional.

São 360 vagas para alunos e 60 para professores que atuarão como supervisores. A duração da pesquisa será de uma ano e os alunos terão bolsas de R$ 150 por mês (o programa tem apoio financeiro do Banco Santander). A seleção levará em conta o projeto de pesquisa apresentado pelo aluno e por seu professor. Cada aluno deverá pesquisar em horários alternativos às aulas do Ensino Médio. A carga horária é de oito horas semanais.

"É uma oportunidade ímpar de conhecer pesquisas científicas e uma das melhores universidades do mundo. Um 'início' de vida profissional extremamente importante", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os professores cadastrados e selecionados participarão de formação para supervisionar os alunos de seu grupo. Precisam ser titulares de cargo efetivo e permanecer na mesma escola durante o período de realização do Programa de Pré-Iniciação Científica.

Os professores devem se inscrever de 20 a 25 de fevereiro. Os alunos podem se inscrever até 3 de março, pela internet: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm . As atividades na USP começam em 17 de março.

Comentários