FANFAMABA...Conheça e venha participar!!!



Nossa tradicional fanfarra a FANFAMABA, atualmente é comandada pelo maestro Luis Henrique Chinaglia. A FANFAMABA, é subsidiada pela ONG Viva-Vila, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.Não só os alunos do EEMABA podem participar da Fanfarra, como também , crianças acima de 7anos, adolescentes e jovens da comunidade em geral.Os interessados podem comparecer à escola no dia dos ensaios ou entrar em contato com o EEMABA pelo telefone (11)4033-0130 ou 4032-2232 falar com Ciça ou Roberta.

Os ensaios acontecem:
Quartas e Sextas-feiras das 18h20min às 19h30min
aos Sábados das 17h às 19h






******************************************************

Prefeito Jango anuncia Fanfarra Municipal e cria Projeto Música na Escola

Há muito tempo se diz: "Cidade sem banda de música é cidade sem poesia". Pensando no resgate cultural e musical de Bragança Paulista e na prática da cidadania pelo exercício da participação em projetos coletivos que melhoram a auto-estima e também trazem enriquecimento intelectual às crianças, o prefeito João Afonso Sólis (Jango) implantou no município, através da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Música na Escola, com a criação da Fanfarra Municipal.
A solenidade de assinatura do contrato do Projeto Música na Escola aconteceu na segunda-feira, 4, no Gabinete Municipal. Na presença do prefeito Jango, da secretária municipal de Educação, Marilene Aguirre e de demais representantes do Executivo, o presidente da ONG Viva Vila, Raul Lencine, e o maestro Rogério Vanderlei Brito assinaram o convênio que vai possibilitar aos alunos da rede ter aulas de música na escola.
A iniciativa do prefeito Jango vai atingir a princípio o número expressivo de mil alunos da rede municipal. Serão 100 alunos distribuídos em 10 escolas que terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais dentro do âmbito escolar.
"Está é mais uma conquista da administração Jango e Joca, que tem como objetivo fazer um resgate cultural no município, valorizando a área musical, e a meta é, além da criação da Fanfarra Municipal, desenvolver uma Orquestra Municipal", afirmou o prefeito Jango, destacando que a primeira apresentação da Fanfarra Municipal será no Desfile de Sete de Setembro, mostrando o trabalho a toda a população.
Para o presidente da ONG Viva Vila, parceira do projeto, Raul Lencine, uma fanfarra escolar além de proporcionar aos jovens as primeiras noções do contexto musical, tem função muito mais importante junto à comunidade, que é de proporcionar o senso de cooperação e de induzir o jovem a reverenciar os símbolos pátrios, como o Hino Nacional e a Bandeira, resgatando o espírito cívico dessas crianças. "Essa parceria com a Prefeitura vai resgatar algo que foi perdido no decorrer do tempo, além de aplicar a musicalidade nas crianças para que se tornem adultos mais sensíveis", afirmou ele.
A mesma opinião foi compartilhada pelo maestro Rogério Vanderlei Brito, da Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia e é quem vai reger a Fanfarra Municipal de Bragança. "Acho essa iniciativa fundamental, viajo o mundo inteiro e em todos os países desenvolvidos a música é trabalhada com as crianças", afirmou.
O maestro também explicou que a metodologia de ensino será coletiva, baseada em um método japonês. A intenção da equipe do maestro é preparar monitores dentro da própria escola para que, conforme determinação do prefeito Jango, o trabalho se estenda para todas as escolas municipais.
Os instrumentos musicais serão adquiridos através do pregão presencial, entre eles: corneta, cornetão, caixas, pratos e bumbo.
A secretária municipal de Educação afirmou que o ensino das escolas municipais tem se transformado em Bragança graças à dedicação do prefeito Jango, que tem criado iniciativas positivas que, com toda a certeza, elevaram a qualidade de vida e ensino das crianças da rede.
"Aprender música participando de uma banda ou fanfarra dá ao indivíduo a possibilidade de preencher seus momentos de lazer com uma atividade construtiva, evitando assim que a ociosidade leve-o para outros caminhos, muitos deles danosos para sua integridade física e destruidores da moral e do caráter e isto traz reflexo imediato na qualidade de vida", afirmou.
Vale acrescentar que especialistas afirmam que a música como atividade pedagógica proporciona ao indivíduo o desenvolvimento do raciocínio, da coordenação motora, da lógica, tornando mais fácil a apreensão de todas as outras matérias.
Esta, no entanto, é apenas um dos diversos benefícios que a Fanfarra Municipal vai oferecer à cidade, já que o resgate desta tradição vai permitir que todo cidadão bragantino conviva numa atmosfera de alegria e congraçamento, aprendendo a cultivar uma das mais valiosas tradições culturais da comunidade.
Graças ao empenho e dedicação da atual administração é a música servindo como instrumento de socialização e integração da comunidade com a escola.
O projeto mostra, mais uma vez, que com parcerias e boa vontade é possível ir longe e este também é o objetivo da atual administração com o Projeto Saúde do Escolar e Esporte na Escola, que além da secretaria de Educação, envolve as secretarias de Saúde e de Esportes, todas trabalhando unidas em prol do pequeno cidadão, que será o futuro da cidade.

Comentários