Homenagem ao Dia das Mães...Sentir-se mãe!

Em homenagem ao Dia das Mães, gostaria compartilhar com vocês a introdução de um caderno de Registros chamados Momentos Preciosos, inspirado no livro " Me dá o teu Contente que te dou o meu". Escrevi essa dedicatória em Setembro de 2005.

Ela mostra um pouco do que é Sentir-se Mãe, como na poesia do mineiro Affonso Romano Sant´Anna. Para quem é Pai/mãe e para aqueles que o serão.

Portanto, gostaria de externar minha Homenagem a todas as Mães e às Mães Avós, a “Pães” ( pois muitos pais, assumem esse papel), Madrinhas, “Mãedrastras”, Tias, Professoras etc.
O que percebo na fala daqueles que criam e cuidam , é o “Sentir-se Mãe”, como o que vou descrever agora.



Filhos, em especial meu filho...

São diamantes colocados em nossas vidas, com o tempo queremos lapidá-los. Erramos, tentado acertar, porque queremos que nossos filhos sejam o que não conseguimos ser. Projetamos neles na maioria das vezes nossas frustrações.
Cabe-me falar que é um amor que dói. Se pudéssemos passaríamos pelos filhos qualquer sofrimento reservado a eles, mas esquecemos que o sofrimento nos fortalece e purifica a alma.
Os danadinhos vão crescendo, não vemos a hora que isso aconteça, mas depois com a independência, com a autonomia que vão adquirindo pensamos;
- Nossa! Não cabe mais no meu colo...
- Que saudade do seu chorinho de bebê, do cheirinho que tinha, do cabelinho macio...Até de trocar as fraldas, mesmo as de cocô.
- Que delícia quando se mexia na minha barriga, parecia com borboletas, batendo suavemente suas asas.
Daqui a alguns anos baterá as asas sim, mas para o vôo de sua própria vida...
Lembro do primeiro ultra-som, só dois olhinhos, aquele dia tive a certeza de que carregava uma vida dentro de mim, carregava meu filho, que agora cresce numa rapidez incontrolável.
A mim resta apenas rezar para que dê gente e seja muito feliz. Infelizmente a correria do dia a dia não nos permite estar mais com eles, brincar, até mesmo educar...
No início da vida do Vinícius, preocupada se conseguiria dar conta de cuidar de um ser tão frágil e dependente, li um artigo que dizia o seguinte: “... os filhos vêm prontos para pais despreparados e que ainda não sabem cuidar deles, portanto diminua sua ansiedade e não se preocupe".
O mínimo que posso fazer, por você Meu Filho, é agradecer, pois não sabe o quanto me tornei melhor depois que nasceu. O Sentir-se Mãe"

A todas as Mães, Avós, “ Pães”, Madrinhas, Tias, um Feliz Dia das Mães!!!!

Roberta da Silva Bonani
Diretor de Escola

Comentários